A Prefeitura Municipal de Inconfidentes integrou a parceria entre as entidades promotoras do evento “Saúde Itinerante”.

A ação foi realizada na Fazenda Escola do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidente, na quinta-feira (21) e domingo (24) e contou com o apoio do IFSULDEMINAS, do Senar/MG, das Prefeituras Municipais de Inconfidentes e de Ouro Fino, da Fundação Carlos Silvério da Rocha e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino.

O “Saúde Itinerante” fez parte da programação da campanha “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, meses em que o país se mobiliza para a prevenção ao câncer de mama, de colo de útero e de próstata. “Estes meses são de conscientização para a tomada de medidas importantes de cuidado à saúde. É necessário tirar um tempo para a verificação de como está a nossa saúde”, comentou a prefeita Rosângela Dantas.

Os exames de mamografia e colo do útero foram realizados em um caminhão do Senar/MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Os homens realizaram exames de PSA, para análise de indicação de alterações na próstata. Cerca de 70 homens procuraram o local dos exames.

Exames de Papa Nicolau e mamografia foram aplicados em cerca de 80 mulheres.