Sobre o Município

DADOS SOBRE A CIDADE DE INCONFIDENTES:

REGIÃO: Sul de Minas

POPULAÇÃO: 7.358 (estimativa populacional do IBGE 2020)

ÁREA DO MUNICÍPIO: 149,467 km²

ALTITUDE MÉDIA: 869 m

 

 

Caracterização Física:

Localiza-se a 869 metros de altitude e seu clima é tropical de altitude, com média anual de 18°C. No Sul de Minas, o município se assenta numa área 149.467 km². O Rio Mogi-Guaçu é o principal curso d’água. Inconfidentes está localizada ao Sul do Estado de Minas Gerais. Insere-se macrorregionalmente na região III Sul Minas, enquanto nas Microrregiões de planejamento do Estado encontra-se localizado na de Poços de Caldas.

Área Geográfica:

Seu território corresponde a um a área de 149.467 km², segundo o Instituto de Geociência e Tecnologia de Minas Gerais.

Geologicamente, as rochas do Município de Inconfidentes pertencem a dois grupos principais. Ao Norte ocorrem rochas do grupo Andrelândia representadas por granito, ganisses e rochas de vulcanismo básico tufacio. Ao Sul, predominam as rochas granito – gnaissimas do embasamento indiviso. As rochas do município encerram jazidas minerais e entre os minérios explorados citam-se o feldspato, o quartzo, o calium, apatia e a areia para vidro.

Relevo: O município de Inconfidentes pode ser englobado, do ponto de vista morfoestrutural no Planalto Sul de Minas Gerais ou Alto Rio Grande (IBGE/ 1977). Apresenta um relevo acidentado, interrompido por grandes conjuntos de Serras. Ao Norte, ocorre Serra da Peroba, formada por colinas malonares de topos curtos, conexos e vertentes alongados com declividades predominantes ente 12% e 50%. A atitude média é de 1.050 metros. Nesta porção norte as várzeas são extensas e largas, em especial no baixo curso do Ribeirão Santa Isabel e no curso médio do Córrego da Onça. Ao Sul do Rio Mogi Guaçu predomina um relevo serrano com espigões, cujo topos apresentam declividades acentuadas (mais de 50%).

É comum a ocorrência de afloramentos rochosos nas altas verdantes dando origem às mutações que se acumulam nas porções menos elevadas das encostas. Intercalando a este relevo serrano, encontram-se colinas policonvexas com declividade menos acentuadas (12% a 50%).

A altitude media (1.150 metros) é maior do que o Norte, sendo que o ponto mais elevado do município ocorre extremo sudeste, na serra das Posses (1465m²).

Morfologicamente a região pertence ao Domínio Tropical Atlântico dos Morros, caracterizando pela predominância de processos químicos biogênicos e por processos pedogêneses típicos de climas tropicais úmidos. O resultado da atuação desses processos é a formação de um mato de alteração que é em geral, delgado nos topos, nas altas vertentes e nas proximidades dos afloramentos rochosos. Nas medias e baixas vertentes, assim como sopés ocorre um latossolo vermelho-amarelo profundo. As várzeas apresentam um solo aluvial de coloração escura pela agricultura.

No inverno registram-se temperaturas mínimas inferiores a zero graus (O °) nos lugares mais altos, sendo que outros pontos do Município registram a média registrada é inferior a 22°C.

O clima da região, segundo a classificação de Koppomn, é o CBW, com direção SW – NE. A Sudeste destaca-se as serras das Posses e da Torre, formando os limites municipais entre Inconfidentes e Bom Repouso. Estes dois conjuntos seguem uma direção predominantes S-N. Outro importante conjunto serrano (sem denominação local) ocorre ao sul da sede do município, com direção W-E, funciona um divisor entre drenagens dos Córregos Grande e Gana, entre estes ultimo e a do Rio Guaçu.

No que se refere à altitude e forma distinguem-se no Município, duas unidades principais de relevo. Um ano ao norte do Rio, ou seja, um clima mesotérmico caracterizado por versões brancas e úmidas. A precipitação média anual varia de 1.400m a 1.800m. O período seco tem duração de 2 a 3 meses e coincide com os meses mais frios, onde a temperatura é inferior a 18ºC. A amplitude térmica anual (diferença entre média do mês mais frio), varia de 5ºC a 7°C. No inverno registram-se temperaturas mínimas absolutas inferiores a 0ºC nas porções mais elevadas.

Posição geográfica: Situado na Zona Sul do estado de Minas Gerais, o Município de Inconfidentes integra-se nas microrregiões. A cidade de Inconfidentes, cuja altitude é de 750m, tem uma posição marcada pelas coordenadas geográficas de 22 19 00 altitudes 46 19 40, longitude WRG.

Limites Municipais:

Limita-se com os municípios de Bueno Brandão, Ouro Fino, Borda da Mata e Bom Repouso. Administrativamente, é constituído por um único distrito, o da sede municipal.

Inconfidentes localiza-se a 10,8 km de Ouro Fino.

Hidrografias: Bacias e Rios:

O Município conta com grande número de nascentes, pertencentes à drenagem principal representadas pelo Rio Mogi Guaçu. Os afluentes mais importantes do Rio Mogi Guaçu são: pela margem direita, o Ribeirão Santa Isabel e o córrego da Onça, pela margem esquerda, o Rio Espraiado, Córrego do Pessegueiro e o córrego Grande.

Outros cursos de águas importantes e afluentes indiretos do Rio Mogi são: o Córrego da Grama e o Ribeirão dos Leites.

Distancia da Capital:

O Município de Inconfidentes está a 444,4 KM de Belo Horizonte.

Distância em KM de Polos Regionais e centros nacionais

Centros Nacionais

Km Polos Regionais Km
Belo Horizonte 444,4 Pouso Alegre 48,6
Brasília 972,8 Poços de Caldas 94,6
São Paulo 186,6 Varginha 169,0
Rio de Janeiro 426,5 Itajubá 114,6
Acessibilidade