Inconfidentes realiza primeira Feira da Agricultura Familiar

A Praça Tiradentes reuniu, na manhã deste domingo (21/05), público e produtores para a 1ª Feira dos Agricultores Familiares de Inconfidentes.

Cerca de 15 produtores do município trouxeram para a “Freirin”, como foi chamada a Feira, legumes, verduras, frutas, quitandas caseiras, queijos e iogurtes. Além disso, barraca do pastel e caldo de cana também foram montadas.

A feira também serviu para os violeiros de Inconfidentes se encontrarem. Eles interpretaram canções sertanejas tradicionais.

Uma das produtoras rurais participantes de iniciativa foi Maria Aparecida de Freitas, moradora do Bairro Boa Vista de Adelaide. De acordo com ela, o resultado da primeira feira foi surpreendente. “Foi excelente. Superou as expectativas. Estava apreensiva por ser a primeira, mas o resultado surpreendeu”, disse a estreante em feiras que comercializou quitandas. “Foi uma oportunidade para mostrar o nosso trabalho. Não tem atravessadores. É um negócio feito direto entre produtor para o consumidor”, concluiu Maria Aparecida.

O próximo passo do projeto será uma reunião da prefeitura com os produtores para avaliação do evento, quando será definida a frequência da realização da “Feirin”. O encontro deverá ocorrer quarta-feira (25/05).

De acordo com a prefeita, Rosângela Dantas, a gestão não medirá esforços para assegurar a Feira como um dos principais espaços de fortalecimento da economia agrícola local. “Vamos continuar tomando todas as medidas para a Feira se consolidar como um lugar especial para os agricultores do município poderem comercializar aquilo que produzem com tamanho esforço e qualidade”, disse a prefeita.