Inconfidentes é reconhecida como município exemplo do Programa de castração de cães e gatos

Inconfidentes foi um dos sete municípios de Minas Gerais reconhecidos pelo Governo Estadual como referência na realização do Programa “Conheça Seu Amigo”.

Em janeiro, a prefeitura investiu quase R$ 100 mil, de recursos próprios, para castrar mais de 700 cães e gatos do município, além da microchipagem dos animais.

O programa tem por objetivo identificar, no mínimo, 10% da população de cães e gatos do Estado de Minas Gerais, através da microchipagem dos animais.

O reconhecimento de Inconfidentes como destaque desta ação se deu pelo recebimento do certificado de Mérito na Conclusão do Termo de Cooperação Técnica formalizado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), em razão do êxito do município no cumprimento da primeira etapa do Programa.

A chefe do Departamento de Agricultura e Gestão Ambiental, Letícia Alcântara, e a chefe do Setor de Agricultura, Stela Zamboim, participaram da cerimônia de certificação dos municípios considerados destaques na ação, no Centro Mineiro de Referência em Resíduo, em Belo Horizonte.

Participaram do evento, a secretária da SEMAD, Marília Carvalho de Melo; o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco; e a promotora de Justiça, Luciana Imaculada.

De acordo com a prefeita, Rosângela Dantas, o certificado é resultado do trabalho sério, comprometido e eficiente do Departamento de Agricultura e Gestão Ambiental, além da parceria com a Câmara Municipal. “A presença do caminhão e dos profissionais veterinários para a execução deste trabalho foi inédito em nossa cidade. Cuidar do animais é compromisso também do poder público”, comentou Rosângela.