Na última sexta-feira, 11 de março, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) realizou o evento de lançamento de dois programas, o Programa Conheça Seu Amigo e o Programa Jovem Mineiro Sustentável.

O lançamento aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e contou com a presença do Governador Romeu Zema, da Secretária Estadual da SEMAD, Marília Melo, a Prefeita Rosângela Dantas e a Chefe do Departamento de Agricultura e Gestão Ambiental, Letícia de Alcântara Moreira.

Inconfidentes foi comtemplada nos dois programas e já inicia os trabalhos para execução de ambos.

No que diz respeito ao Programa de Microchipagem, conforme preconiza a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), trata-se de uma ação que permite o monitoramento do tamanho da população, o dimensionamento de animais nas vias públicas, o cálculo da taxa de sobrevivência, o manejo ambiental e a identificação dos tutores, funcionando como importante ferramenta para o planejamento urbano, para o bem-estar animal e para o combate ao abandono de animais.

Já o Programa Jovem Mineiro Sustentável será desenvolvido no Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi, especificamente com os alunos do 5° ano. O programa promoverá a educação ambiental crítica e emancipadora de forma transversal aos alunos, além disso, abordará a educação humanitária, que tem como premissa o respeito, incluindo com os animais.

A Prefeita Rosângela faz questão de externar sua satisfação ao participar do evento. Segundo ela, “é uma honra Inconfidentes ser contemplado em dois editais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Acredito que estamos, pouco a pouco, construindo uma cidade melhor e mais sustentável. É a primeira vez na história do município que a cidade protagoniza no tema preservação do meio ambiente, questão que deve ser prioritária em todo os segmentos do serviço público. Também, não posso deixar de prestar nossos agradecimentos ao Governador Romeu Zema, bem como parabenizar ao SEMAD pela iniciativa”.

“É uma grande oportunidade para Inconfidentes dar continuidade ao manejo e controle ético da população de cães e gatos em nosso município. Além disso, o Programa Jovem Mineiro Sustentável marcará o início da Educação Ambiental desenvolvida pelo setor e abordará o respeito com os animais, assunto muito importante e muitas vezes negligenciado”, completa Letícia de Alcântara Moreira, responsável pela inscrição do município nos editais.

A microchipagem acontecerá em conjunto com o controle populacional dos animais e, em breve, o Setor de Gestão Ambiental informará à população a respeito dos grupos prioritários.