Para encerrar o “Setembro Amarelo”, o Departamento Municipal de Saúde promoveu na manhã de sexta-feira (24) a Caminhada da Esperança. O mês é dedicado a ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

Os servidores do Departamento, as famílias usuárias da saúde e atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) percorreram o trajeto do prédio do Programa Saúde da Família (PSF) até o Clube de Campo de Inconfidentes.

Palestras e roda de conversa sobre prevenção à depressão e à ansiedade marcaram a chegada ao Clube. Orientações e técnicas de abordagem às pessoas com ansiedade também foram compartilhadas. As palestras foram ministradas pelos enfermeiros Luiz Carlos Marçal e Daiana Duarte de Pádua, além do médico Emanuel Emanuel Georgiton de Abreu. “Eles falaram sobre as causas que levam ao suicídio e incentivaram as pessoas para falarem sobre o assunto, pois ainda é tabu. As pessoas têm receios de falar sobre isto”, explicou o chefe do Departamento Municipal de Saúde e vice-prefeito, Andre Godoy.

Os participantes se confraternizaram por meio de um coffee break.

A campanha “Setembro Amarelo” foi encerrada com a apresentação musical “Alma de Branco”, de autoria e interpretação de Juliana Ceribeli. “A campanha trouxe mais espaço para a sociedade. Que possamos, todos os meses e anos, desenvolver a saúde mental, especialmente em tempos de pandemia”, finalizou o vice-prefeito, destacando o envolvimento da equipe de saúde na realização das atividades do “Setembro Amarelo”.