Os Departamentos de Assistência Social e de Saúde da Prefeitura Municipal de Inconfidentes integraram a Campanha Natal Sem Fome promovida pelo IFSUDEMINAS – Campus Inconfidentes, em parceria com a Associação Ação da Cidadania do Sul de Minas, com a Paróquia São Geraldo Magela e com o comércio local.

A Campanha tem por objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados para as famílias carentes de Inconfidentes.

No próximo dia 11 de dezembro, haverá um mutirão de coleta de alimentos pelas ruas de Inconfidentes.

Os interessados também podem fazer a doação nos dias de vacinação contra a Covid-19. Quem for vacinar, é convidado a levar o quilo de alimento não perecível

As pessoas interessadas em fazer a doação dos quilos de alimentos, podem ainda deixar nos seguintes pontos de coletas:

Pontos de coleta
  • Sede do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social
  • Departamento Municipal de Saúde
  • Recepção do Prédio Principal do IFSULDEMINAS
  • Igreja Matriz São Geraldo Magela
  • Casa de Oração Santa Mãe Maria
  • Supermercado Bonamigo
  • Inconfrios
  • Mini Mercado Monjolinho
  • Mini Mercado Santa Bárbara (Pinhalzinho dos Góes)
  • Empório São José (Pinhalzinho dos Góes)
  • E nas capelas rurais dos Bairros Bernardes, Boa Ventura, Cambuizinho, Pessegueiro e Romas
  • No Bar do Maurão, os peregrinos podem fazer suas doações.
Retrato da Pobreza em Inconfidentes

De acordo com o Cadastro Único do Governo Federal, Inconfidentes tem hoje 2430 pessoas recebendo algum tipo de auxílio do Estado. Deste total, 393 pessoas do município de Inconfidentes vivem com Renda Per Capita Mensal abaixo de R$ 89,00. O documento aponta ainda o registro de 437 pessoas com Renda Per Capita Mensal entre R$89,00 e R$178,00. Segundo a prefeita, Rosângela Dantas, esses números justificam a ação da sociedade para tentar ajudar as pessoas que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza. “Não podemos fechar os olhos a esta realidade. Comunidade e governos devem amparar estas pessoas não somente no período do Natal, mas durante todos os períodos do ano. Por isto, nosso Departamento de Assistência Social está sempre atento à estas famílias desenvolvendo as ações necessárias para socorrê-las”, disse a prefeita.