Na semana do dia 18 deste mês, 52 alunos do 4° e 5° ano do Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi iniciaram as atividades de Educação em Tempo Integral.

O Projeto “Educação em Tempo Integral” no CEMAB funciona em dois turnos, manhã e tarde. A Escola oferece quatro refeições diárias aos discentes. Os alunos participam de atividades socioculturais, esportivas e tecnológicas, sendo assistidos integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, participando de aulas de arte, capoeira, recreação, educação para a cidadania, acompanhamento pedagógico, entre outros.

A ampliação progressiva do tempo diário de permanência do estudante na escola, previsto na LDBE – Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Art. 34, só faz sentido se trouxer uma reorganização inteligente desse tempo. Não se trata de imaginar uma escola sem horários ou regras, mas de recriá-los em função de projeto curricular ambicioso do ponto de vista das oportunidades formativas na perspectiva da aprendizagem multidimensional do cidadão, em respeito aos direitos humanos e à diversidade.

A Educação Integral, em sua essência e qualidade, é aquela que forma o ser humano em sua integralidade e para sua emancipação. Construir uma educação que emancipe e forme em uma perspectiva humana que considere suas múltiplas dimensões e necessidades educativas é a grande estratégia de melhoria da qualidade de ensino e promoção do sucesso escolar.

“A escola é um poderoso ambiente integrador que possibilita aos alunos, oportunidades intencionais e estruturadas para seu desenvolvimento pleno, considerando todas as dimensões da formação, promovendo, também, a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais” comentou o Professor João Paulo Bueno, Chefe do Departamento de Educação.