Os Agentes do Setor de Epidemiologia e Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Inconfidentes participaram de uma “Capacitação para Bloqueio de Casos Suspeitos de Arboviroses” a convite do Vigilante em Saúde Ambiental, Giovani Adilson Grande, da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.

A finalidade da capacitação é de deixar os agentes preparados para agir prontamente em todos os casos notificados, impedindo a transmissão de qualquer Arbovirose (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus).

Estavam presentes o Agente Epidemiológico, Danilo de Souza Rodrigues, e o Agente Sanitário, Francisco José Bueno. A Capacitação foi realizada em Ouro Fino, no Prédio dos Capuchinhos. Os Agentes de Ouro Fino, Borda da Mata e Monte Sião também marcaram presença.

O Setor de Epidemiologia e Vigilância Sanitária irá receber bombas Intercostais de Pouso Alegre para fazer tratamento em pontos estratégicos (ferro velho, cemitério, centro de reciclagem, etc.).

A Prefeitura Municipal de Inconfidentes junto com o Departamento de Epidemiologia e Vigilância Sanitária reforça a importância de prevenção às arbovirores.

Por isso, recomenda-se manter os quintais sempre limpos e recolher objetos que possam acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente.

Em tempos de pandemia, a população deve manter os cuidados em dia para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

O combate à dengue é dever de todos nós.