O Projeto MOÇAS (Mulheres Organizadas Crochetando Autonomia), de Inconfidentes, está concorrendo ao X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM).
O grupo de empreendedoras concorre com os outros dois finalistas, no eixo Assistência Social: “Mapeamento dos Impactos Sociais causados pela Covid-19”, da cidade de Campo Florido, localizada no Triângulo Mineiro, além do projeto “Condomínio do Idoso”, de Uberlândia.
O vencedor será anunciado na próxima quarta-feira (01/06), durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas, em Belo Horizonte.
O vencedor, além de receber um troféu, poderá realizar gratuitamente dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP) para dois servidores do município até o final do ano de 2022. Terão também sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Notícias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.
O grupo das Mulheres Organizadas Crochetando Autonomia (MOÇAS) conta com 15 participantes e foi uma iniciativa implementada em 2019, por meio de parceria entre a prefeitura de Inconfidentes e o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.
Desde então, tem conseguido manter o apoio do IFSULDEMINAS e da prefeitura para a execução das atividades com o grupo. “A iniciativa de organizar as mulheres que trabalham com o crochê em Inconfidentes, surgiu da avaliação das proponentes do projeto a respeito da necessidade de valorizar e dar visibilidade às mãos que fazem o crochê na cidade, em sua maioria de mulheres e em condições de vulnerabilidade social”, explicou uma das coordenadoras do projeto, Letícia Alcântara, destacando a parceria com a prefeitura de Inconfidentes. “Esta parceria se fortaleceu no último ano”, disse Letícia.
Em 2022, a equipe conseguiu organizar uma linha de peças com o tema do “Caminho da Fé” e “Caminho de Nhá Chica” com o objetivo de atingir o público turístico destes roteiros, os peregrinos e os ciclistas. Foram firmadas parcerias com estabelecimentos comerciais credenciados ao Caminho e também com as pousadas. O grupo conseguiu dar os primeiros passos para a geração de renda.
Além disso, o grupo conseguiu recursos para dar início ao processo de formalização de uma Associação. “Todas essas conquistas têm sido possíveis por meio da persistência das mulheres e da parceria entre a prefeitura e o IFSULDEMINAS”, concluiu Letícia.
Duas representantes do grupo MOÇAS, além da prefeita, Rosângela Dantas, estarão participando da premiação, em Belo Horizonte. O grupo participará ainda de uma exposição durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios. “Estamos na expectativa para trazer este prêmio para as crocheteiras de Inconfidentes. A participação na premiação representa o trabalho dessas mulheres batalhadoras e o valor que o crochê tem para nossa economia”, comentou Rosângela Dantas.