O projeto de aula de Capoeira, “Entre o Berimbau e o Caderno”, começou a funcionar, no Centro Comunitário de Inconfidentes.
A inciativa é uma parceria entre os Departamentos de Assistência Social, Educação e a Escola “Ubuntu-Capoeira” e é oferecida gratuitamente para crianças e adolescentes.
Podem participar do treinamento tanto crianças, quanto adultos.
A Escola “Ubuntu-Capoeira” tem como filosofia apresentar a capoeira como valioso recurso pedagógico, cultural e artístico, resgatando o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e de vivências.
De acordo com o Mestre Pardal, Fundador e Instrutor da Escola “Ubuntu-Capoeira”, a expressão cultural e esportiva tem a finalidade do desenvolvimento das habilidades físicas e sociais. “A Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão muito além das capacidades físicas. Como é um tema profuso, pode-se trabalhar de forma lúdica, onde os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo” comentou.
Nas aulas práticas, os alunos são incentivados a treinar golpes, movimentos e exercícios de força e resistência, além de aprenderem musicalidade. “A ação integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência em Assistência Social. Nossa intenção é fomentar este esporte como espaço educativo para a população”, explicou a chefe do Departamento de Assistência Social, Caroline Dantas.
O projeto atende também os alunos do Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi (CEMAB) que estudam em tempo integral.
Os interessados em participar das aulas de Capoeira podem se inscrever no Centro Comunitário durante o treinamento.
Horário das aulas:
Quarta e sexta-feira
Das 18h30 às 19h30: crianças até 12 anos.
Das 19h30 às 20h30: Adolescentes acima de 12 anos, jovens e adultos.