O Rio Mogi Guaçu, com a intensificação das chuvas nos últimos dias, estava em constante monitoramento, e seu transbordamento começou por volta das 17h desta segunda-feira (07). Dessa forma, a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil Municipal, além de divulgarem alertas em redes sociais, foram acionadas para começar os trabalhos de apoio com os moradores em situação de risco.
A Administração Municipal está atuando incansavelmente para dar total apoio e assistência para os moradores atingidos pela enchente e contou, também, com parceria da Polícia Militar, do Bombeiro Civil Flávio Caniello, dos Guardiões do Rio Mogi Guaçu, do CIDAS, da ONG Alquimia, do Asilo São Vicente de Paulo, dos servidores públicos municipais de diversos departamentos e da população solidária de Inconfidentes, que não mediram esforços neste momento tão delicado.
O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, por sua vez, além das demais colaborações, cedeu o Ginásio Poliesportivo para abrigar 25 pessoas que estavam desabrigadas e elas foram acolhidas pela Assistência Social. Outras 100 pessoas desalojadas abrigaram-se em casas de amigos e familiares.
Com a trégua da chuva e o recuo do rio para sua calha normal, a Defesa Civil Municipal junto com a Prefeitura e voluntários iniciaram a força tarefa de limpeza com o intuito de retirar os detritos e a lama que a enchente levou para as propriedades e de desinfecção por conta dos patógenos que poderiam estar na água.
Ainda estão sendo levantados os dados sobre o fenômeno ocorrido no município, entretanto, estima-se que 200 famílias foram atingidas. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a contabilização dos prejuízos causados pelo evento só ocorrerá após a estabilização da população.
“Venho em nome da Prefeitura Municipal, dos Chefes de Departamentos, dos funcionários e do povo de Inconfidentes, agradecer por toda essa solidariedade. Só conseguimos atender os atingidos devido à ajuda da população. Temos que agradecer, de modo geral, a todos que ajudaram, aos que disponibilizaram alimentos, colchões e muito mais. Enfim, sem essas ações, não conseguiríamos prestar a assistência devida aos atingidos”, comentou Rosângela Maria Dantas, Prefeita do Município de Inconfidentes.
A Assistência Social está recolhendo doações para ajudar as pessoas que perderam roupas e móveis durante a enchente. Caso você, cidadão, queira fazer sua colaboração e ajudar na causa, ligue: (35) 3464-2025.