Inconfidentes é contemplado com projeto de engenharia para Estação de Tratamento de Esgoto

Criado: Quarta, 04 Setembro 2019

IMG 0164Como resultado da reunião do dia 27 de março, entre representantes da Prefeitura Municipal de Inconfidentes e superintendência da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em Belo Horizonte, o município de Inconfidentes foi contemplado com a elaboração de um projeto de engenharia para Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) no Município. A informação foi recebida durante nova reunião, em agosto, com representantes da empresa “ESSE Engenharia”, uma das credenciadas pela Funasa para este tipo de serviço.

A reunião contou com a participação do Prefeito, Décio Bonamichi, o Chefe do Setor de Administração, Marcos Michell de Mira, o  Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (CIDAS), Nelson José Antônio, o Fiscal Tributário Francisco Volney Costa, Engenheiro Ambiental da ESSE Engenharia Rafael Tavares e Técnico Ambiental, da empresa,  Emídio da Silva.

Além da apresentação da empresa, também foi realizado, durante a reunião, o levantamento das demandas e dados técnicos da captação de esgoto no município, necessários para a elaboração do projeto. No dia seguinte, foi feito, também, um trabalho de campo para reconhecimento estrutural do município, com acompanhamento de servidores do Departamento de Obras e do superintendente do CIDAS.

O Projeto

O projeto de engenharia é uma das etapas necessárias para a aprovação da instalação das ETE’s. A empresa ESSE Engenharia é contratada pela  Funasa para elaboração de diagnósticos, estudos de concepção e viabilidade (Relatório Técnico Preliminar – RTP), serviços de campo, projetos básicos e executivos de engenharia e estudos ambientais para elaboração do projeto. O custo total do projeto é de cerca de R$ 200 mil, que será totalmente custeado pela Funasa.