Prefeitura Municipal de Inconfidentes alerta para risco de sarampo

Criado: Quarta, 07 Agosto 2019

Atualização da carteirinha de vacinasDevido ao elevado número de casos de Sarampo no Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Inconfidentes alerta a população, que tenha contato com pessoas do Estado, para a realização da imunização contra a doença.

O número de casos de Sarampo no Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 600 pessoas confirmadas, de acordo com dados Secretaria de Estado de Saúde, divulgados no último dia 30. Com isso, comerciantes (que atendem turistas e peregrinos) e pessoas que farão viagens para cidades com casos confirmados, incluindo crianças, estão vulneráveis à doença, facilmente transmitida.

Por conta disso, é importante que esse grupo de pessoas (comerciantes e pessoas com viagens para o Estado de São Paulo), procure a Unidade Básica de Saúde (UBS - Mário Pistelli), para garantir a imunização prévia, atualizar a carteirinha de vacinas e evitar a transmissão da doença.

O Sarampo é causado por um vírus altamente contagioso. De acordo com dados, 90% das pessoas não vacinadas contra a doença contraem o vírus quando entram em contato com pessoas infectadas. O vírus é transmitido a partir de gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, apenas com tosse, espirro ou até mesmo a respiração.

Os sintomas da doença são febre alta, coriza, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, tosse, manchas brancas na boca e conjuntivite.