Festival Municipal de Poesia é promovido pela primeira vez em Inconfidentes

Criado: Sexta, 31 Mai 2019

IMG 2076A manhã desta sexta-feira (31/05) começou com a revelação de muitos talentos-mirins que declamaram lindos poemas em homenagem à Inconfidentes. As apresentações foram feitas no 1º Festival Municipal de Poesia, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Setor de Cultura e Departamento de Educação.

Os alunos do 5º ano das escolas CEMAB e Rogério Bernardes de Souza concorreram pelas categorias Autoria e Interpretação. As duas escolas promoveram a primeira etapa, selecionando os 5 melhores poemas e 5 melhores interpretações, que foram declamadas no Municipal, nesta sexta-feira (31/05), na Praça Tiradentes.

O primeiro lugar das duas categorias vão poder recitar suas poesias no Festival de Poesia do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, no segundo semestre deste ano. Oportunidade que foi possível pela parceria entre o Setor de Cultura da Prefeitura e IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

Os textos, assim como as interpretações, foram analisadas e pontuadas por Dorotéia de Medeiros, professora de português, Cleusa Bonamichi, professora de português, literatura e redação, e Davi Vieira Medeiros, professor de linguagem do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, que este ano será coordenador do 11ª edição do Festival de Poesia do IF.

As crianças começaram a trabalhar suas poesias em março, com a ajuda das professoras. Em abril, participaram de uma palestra com a professora e poetisa Marina Borges de Lima Dutra que contou sua trajetória como escritora. Também assistiram a declamação dos vencedores do Festival de Poesia do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, no ano passado, para poderem se inspirar.

Veja como ficou a classificação final:
AUTORIA
1º Aline Martinelli dos Santos (CEMAB)
2º Gabrieli Vitória Batista (ROGÉRIO BERNARDES)
3º João Vitor Maduro de Sousa (CEMAB)

INTERPRETAÇÃO
1º Luisa Carolina Ferraz (ROGÉRIO BERNARDES)
2º Kauã Ferrari Moreira (CEMAB)
3º Eloisa Castilho (CEMAB)