Grupos de risco podem tomar vacina contra Gripe em Inconfidentes

Criado: Quarta, 10 Abril 2019

vacinacao influenzaA Prefeitura Municipal de Inconfidentes iniciou, nesta quarta-feira (10/04), a Campanha de Vacinação contra Gripe (vírus influenza) para os grupos de risco. O cronograma foi montado de acordo com orientação do Ministério da Saúde, sendo a prioridade crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), mulheres que tiveram filho a menos de 45 dias (puérperas), além de gestantes, idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores.

"Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve imunizar-se este ano, pois o vírus que está circulando em 2019 é diferente", reforçou a enfermeira coordenadora da vigilância em saúde de Inconfidentes, Edaiane Serapião.

A Campanha vai até o dia 31 de maio, na sala de vacina da UBS Mário Pistelli.
Nos bairros da zona rural, a equipe da enfermagem fará a imunização de acordo com o cronograma que será divulgado em breve pelo Departamento Municipal de Saúde e reforçado pelos agentes comunitários de saúde.

Após a imunização de todos os grupos de risco, a vacinação será disponibilizada para toda população, seguindo a data determinada pelo Ministério da Saúde. Também está na programação o dia D contra a gripe, que será divulgado em breve.

Sobre a Gripe
A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 6 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Mais informações em http://www.saude.mg.gov.br/gripe (Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais)

Confira a programação inicial, em Inconfidentes:

De 10/04 a 31/05, das 7h às 17h30
Local: Unidade Básica de Saúde Mario Pistelli (Sala de Vacina)
- Crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Idosos (a partir de 60 anos, residentes no município)
- Gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto)
- Pessoas com doenças crônicas
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;

Bairros da Zona Rural
Departamento Municipal de Saúde divulgará os locais, datas e horários em breve.