Obra de revitalização e modernização da Praça Tiradentes é inaugurada no 56º aniversário de Inconfidentes

Criado: Segunda, 11 Março 2019

01 Inauguração 8A população de Inconfidentes conta, agora, com um espaço de lazer e cultura seguro e moderno. A obra de revitalização e modernização da Praça Tiradentes, cartão postal do Município, foi inaugurada na sexta-feira, dia 1º de março. O Prefeito, Décio Bonamichi, e o vice, Carlos Eduardo de Souza, realizaram o descerramento da placa de inauguração na cerimônia de comemoração aos 56º aniversário de emancipação política de Inconfidentes.

A obra foi realizada em três etapas: iluminação, troca do piso e paisagismo, sendo a troca do piso por emenda parlamentar, encaminhada pelo Ministério do Turismo, e a iluminação e projeto paisagístico realizadas com recursos próprios.

A antiga rede elétrica foi substituída por um moderno sistema subterrâneo, em que os fios não ficam a mostra, tornando o local mais bonito e seguro. O piso, desgastado e com muitos defeitos e desníveis, foi trocado por um piso ecológico, chamado intertravado, que permite melhor absorção da água, é antiderrapante e de fácil manutenção.

Além disso, para caracterizar a história do nosso Município, o novo piso foi instalado de maneira a formar o  desenho de florzinhas em homenagem ao crochê, que dá título de Capital Nacional a Inconfidentes e foi considerado Patrimônio Cultural do Estado.

Para o projeto de paisagismo, todos os canteiros, que dão forma à Praça, receberam grama esmeralda, além de 29 espécies entre flores, árvores e folhagens,  trazendo cor e charme, além de dar ainda mais destaque, aos belos canteiros de nossa amada praça.

O prefeito, Décio Bonamichi, reforçou a necessidade do resgate deste importante atrativo turístico.  “Esta obra tem uma importância muito grande para o município e para a população. A Praça Tiradentes é histórica e foi o principal palco do desenvolvimento cultural, turístico e social de Inconfidentes. Não podemos deixar que as histórias que envolvem essa Praça parem por aqui. A obra devolve à população e, principalmente, às novas gerações a oportunidade de um espaço de lazer, cultura e de interação social. Que a Praça Tiradentes continue sendo palco de muitas outras histórias”, conclui o prefeito.

Antes do cerimonial de inauguração, foi realizado, também, a tradicional solenidade em comemoração ao aniversário do Município, com apresentações dos alunos das escolas da Rede Municipal de Educação e da Guarda Mirim.

Após a inauguração, as crianças participaram das brincadeiras realizadas na Praça, organizadas pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer, que tiveram o intuito de resgatar as atividades de antigamente, como amarelinha, pula corda, bambolê, corrida do saco, entre outras.

Profissionais do Departamento de Saúde também estiveram presentes, aferindo pressão da população e orientando sobre a necessidade de cuidados com a saúde, principalmente durante o carnaval, e sobre o aumento de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis.