Departamento de Saúde alerta para atualização de carteirinhas de vacina

Criado: Segunda, 28 Janeiro 2019

Atualização da carteirinha de vacinasCom o objetivo de prevenção de doenças e garantia de melhor qualidade de vida, é importante que a população aproveite o início do ano para atualizar as carteirinhas de vacinação, principalmente de crianças e adolescentes.

As crianças com 4 anos de idade devem estar em dia com as vacinas DPT (tríplice bacteriana) e VOP (paralisia infantil). De acordo com indicação do Ministério da Saúde, a vacina contra Varicela (catapora) deve ser aplicada, agora, em duas doses. Portanto, as crianças entre 4 e 6 anos, que tomaram apenas a primeira dose, devem ser levadas à sala de imunização para aplicação da dose complementar da vacina.

As meninas entre 9 e 14 anos, assim como os meninos entre 11 e 14, devem receber, também, a vacina contra HPV. Já a vacina contra Meningite C deve ser aplicada em meninos e meninas entre 11 e 14 anos de idade.  

Já a vacina de febre amarela é destinada a crianças com 9 meses que não receberam a dose e ou adultos que ainda não tomaram, ou não se lembram. Os idosos só receberão a vacina após avaliação médica. Portanto, é importante que quem tenha mais de 60 anos, e ainda não tomou a vacina, procure um médico para realização da avaliação. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas uma dose da vacina é suficiente para a imunização.

A sala de imunização da Unidade Básica de Saúde Mário Pistelli (postinho) fica aberta de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.