vacina gripe 2A Prefeitura Municipal de Inconfidentes, por meio do Departamento Municipal de Saúde, inicia hoje (23/04) a Campanha de Vacinação contra Gripe (vírus influenza). O cronograma foi montado de acordo com orientação do Ministério da Saúde, sendo a prioridade os grupos de risco, que são os trabalhadores da saúde, professores, idosos, crianças, gestantes, puérperas (mulheres que estão na fase pós-parto) e pessoas com doenças crônicas.

Por conta do número de doses, que são distribuidas aos poucos pela Secretaria de Saúde do Estado, a ação será dividida em etapas. Do dia 23 ao dia 27 de abril a imunização será voltada para trabalhadores da saúde, professores, idosos, gestantes e puérperas. A partir do dia 2 de maio será aberta para crianças e pessoas com doenças crônicas, munidos do encaminhamento médico.

No dia 12 de maio acontecerá o Dia D Contra a Gripe, na Unidade Básica de Saúde Mário Pistelli, das 8h às 17h, voltada somente para os grupos de risco, com o objetivo de atingir a meta determinada pelo Ministério.

A população da zona rural também receberá a vacina em datas e horários específicos, que serão divulgados em breve pelo Departamento Municipal de Saúde e pelos agentes comunitários de saúde.

Após a imunização de todos os grupos de risco, a vacinação será disponibilizada para toda população, seguindo a data determinada pelo Ministério da Saúde.

Sobre a Gripe
A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Mais informações em http://www.saude.mg.gov.br/gripe
(Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais)

Confira a programação inicial, em Inconfidentes:

*De 23/04 a 27/04, das 7h às 17h
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Idosos ( a partir 60 anos, residentes no município)

- Gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto)

*Dia 02/05 a 11/05, das 7h às 17h

- Crianças
- Pessoas com doenças crônicas, munidos com a indicação do médico responsável

*Dia D Contra a Gripe - 12/05
Local: Unidade Básica de Saúde Mario Pistelli (Sala de Vacina)
- Mutirão para Grupos de Risco (Trabalhadores da saúde, professores, idosos, crianças, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas).

Zona Rural
Departamento Municipal de Saúde divulgará os locais, datas e horários em breve.