Caminho das Capelas 

Cerca de 80 peregrinos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Brasília participaram da inauguração do “Caminho das Capelas”. A caminhada de 75km aconteceu entre os dias 13,14 e 15 de novembro.

No dia 12, eles participaram da cerimônia de inauguração do caminho, quando aconteceu também uma feira de exposição de produtos artesanais de Inconfidentes, como crochê, café orgânico e artesanatos em palha. 

A solenidade aconteceu no Centro Comunitário e contou com a presença da prefeita, Rosângela Dantas; do vice-prefeito, André Godoy; do presidente da Câmara, José Cássio Bueno; do pároco de Inconfidentes, padre Fábio Leão; do comandante do destacamento da Polícia Militar de Inconfidentes, sargento Lucas Bertoldo; do deputado estadual Dalmo Ribeiro; do presidente do Circuito das Malhas, Nilton José de Carvalho; e da membro da Associação de Amigos e Confrades do Caminho de Santiago de Compostela, Zilene Gonzaga.

O evento contou também com a participação de artesãos e proprietários rurais do município. Eles promoveram uma feira de exposição de produtos artesanais de Inconfidentes, como crochê, café orgânico e artesanatos em palha.

Resgate da história

A iniciativa da comunidade de Inconfidentes tem a finalidade de resgatar a história das capelas urbanas e rurais do município. O ponto inicial e final do caminho é a Igreja Matriz de São Geraldo Majela, construída a partir de 1952.

Os peregrinos percorreram cerca de 30 capelas, Santas Cruzes e oratórios. Todas as igrejas ficaram abertas para receberem os peregrinos. Algumas comunidades rurais acolheram os peregrinos em clima de festa, servindo lanches e café. “Foi tocante ser recebida de maneira tão afetuosa e carinhosa. As comunidades estão bastante comprometidas com este caminho belíssimo”, disse a membro da Associação dos Amigos e Confrades do Caminho de Santiago de Compostela (ACACS – SP), Zilene Gonzaga que participou da peregrinação.

Para facilitar a orientação dos peregrinos, a Prefeitura Municipal de Inconfidentes construiu e instalou cerca de 120 totens em todo o percurso. As estruturas feitas em concreto foram inspiradas na sinalização do Caminho de Santiago de Compostela e cada uma delas trazem a seta e a estrela, símbolo do “Caminho das Capelas”.

De acordo com a prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, o Caminho também tem o objetivo de fomentar o turismo rural e religioso no município. “Nossa intenção é levar visitantes para a zona rural. As nossas capelas são um verdadeiro atrativo religioso”, comentou Rosângela.

Na rota, além de visitarem as Capelas dedicadas a diferentes santos, os peregrinos também conheceram lavouras de café, cachoeiras e os povoados rurais de Inconfidentes, além de algumas Capelas dos municípios de Bom Repouso e Tocos do Mogi.

A peregrinação pelo “Caminho das Capelas” é autoguiada, podendo ser feita solitariamente ou em grupos. As informações necessárias para a organização da peregrinação podem ser obtidas no site oficial do Caminho: www.caminhodascapelas.com