Fossas

Duas propriedades rurais de Inconfidentes foram contempladas com Fossas Sépticas Biodigestoras, por meio do Programa Mananciais, da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (COPASA). O equipamento tem eficiência de mais de 80% no tratamento do resíduo doméstico, o que é suficiente para o descarte sem grandes impactos ao meio ambiente.

As propriedades contempladas integram o Projeto Conservador do Mogi, uma iniciativa que envolve diversas ações com a finalidade de preservar as nascentes d’água da Bacia do Rio Mogi Guaçu, o principal afluente de água do município.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Inconfidentes, pelo IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes e por outros parceiros, dentre eles, a COPASA. “Essas parcerias evidenciam a importância do trabalho coletivo na construção da qualidade ambiental local”, explicou a chefe interina do setor de Agricultura e Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal de Inconfidentes, Letícia de Alcântara Moreira.

Além das Fossas, ainda nesse ano, a COPASA realizará o plantio de mais de 4 mil árvores de espécies nativas nas propriedades cadastradas no Projeto.

Os produtores interessados em participar do Projeto Conservador do Mogi devem procurar o Departamento Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental. “Nossa intenção é aumentar o número de propriedades rurais beneficiadas com estes equipamentos necessários à conservação ambiental”, concluiu Letícia.