Design sem nome 56 

O Departamento Municipal de Saúde promoveu, nesta sexta-feira (29/10), um encontro com mulheres do município de Inconfidentes. O objetivo foi encerrar a campanha “Outubro Rosa”, o mês de conscientização das mulheres sobre a necessidade dos exames preventivos contra o câncer de mama e de colo do útero.  

Cerca de 50 pessoas assistiram as palestras sobre cuidados com a saúde, além de participarem de dinâmicas e atividades lúdicas, no Centro Comunitário.

Segundo o chefe do Departamento de Saúde e vice-prefeito, André de Godoy, é necessário sensibilizar a população feminina para o autocuidado. “A campanha deste mês teve um saldo bastante positivo. Realizamos muitos eventos. Mas hoje nossa meta foi reforçar a mensagem para as mulheres manterem o hábito de realizar exames periódicos. A prevenção é a melhor estratégia”, comentou André.

A prefeita, Rosângela Dantas, também participou do encerramento do “Outubro Rosa”. De acordo com a gestora do município, as mulheres devem cultivar o costume, durante todo o ano, de procurar os médicos. “Nós mulheres gostamos de cuidar das pessoas. Mas precisamos tirar um tempo para nosso próprio cuidado. Este tempo é essencial para garantirmos a nossa saúde.

O “Outubro Rosa” teve início na década 1990, nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama, no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional, americano, de prevenção do câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa vista em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação, em rosa, do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, a pedido de um grupo de mulheres defensoras da campanha.