WhatsApp Image 2021 09 03 at 12.42.54 1

O Departamento de Assistência Social promoveu na terça-feira (31/08), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Inconfidentes. O encontro aconteceu no Centro Comunitário.

Esse ano o tema debatido foi "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".  A partir deste tema, mais de 40 pessoas definiram as propostas de ações que foram encaminhadas para o município e para os governos Estadual e Federal. Dentre as ações estão o aumento do valor repassado para o Fundo da Assistência Social e a construção de uma sede para o Departamento de Assistência Social, além de se criar um cartão de vale alimentação.

A psicóloga Daiane Melo de Souza Ferreira desenvolveu uma palestra sobre o assunto. De acordo com ela, o exercício da cidadania se dá pela participação coletiva e o indivíduo consegue emancipação quando conhece e pratica seus direitos e deveres.

As famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), também participaram e elegeram dois representantes para a Conferência Estadual.

Segundo a chefe do Departamento de Assistência Social, Caroline Dantas, a Conferência foi espaço para a sociedade apresentar as demandas. “As Conferências são sempre espaços democráticos de debates e definições. Fiquei muito feliz com a participação das famílias atendidas pelo CRAS. Isto mostra como elas estão se tornando sujeitas de transformação social”, comemorou Caroline.