Prefeitura e Banco do Brasil definem auxílios para lavouras atingidas pela geada

A prefeitura de Inconfidentes e o Banco do Brasil definiram uma série de ações com o objetivo de atender os agricultores com lavouras atingidas pelas geadas, nos últimas semanas.

Em reunião realizada no gabinete da prefeita, na tarde de terça-feira (17/08), Rosângela Dantas recebeu o gerente do Posto Avançado do Banco do Brasil de Inconfidentes, Lucas Rennó da Costa Chaves. “Precisamos definir ações para diminuir o impacto econômico sofrido pelos produtores rurais”, comentou a prefeita durante o encontro.

Para o enfrentamento das perdas nas lavouras, o Banco do Brasil anunciou o investimento de R$ 1 bilhão e meio para o orçamento do Funcafé, em todo o país. O Funcafé é um programa de crédito para investimentos nas lavouras com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira.

Durante a reunião, o gerente do Banco do Brasil, Lucas Rennó, apresentou os programas oferecidos pelo Posto Avançado de Inconfidentes aos agricultores. Dentre eles está a indenização de até 100% das perdas por meio do “Pronaf Custeio”. De acordo com o gerente, há ainda a possibilidade de prorrogação das parcelas de financiamentos depois da data final do contrato. “Quem financiou maquinários, casa ou lavouras, poderá pedir a cobrança das parcelas para o ano depois do final do financiamento contratado”, explicou Rennó. O Banco do Brasil oferece ainda financiamentos para gastos com a recuperação da lavoura. “Nesta modalidade, o agricultor terá 3 anos para pagamento com taxa de juros de 4% ao ano”, completou o gerente do Posto do BB de Inconfidentes.

Os interessados em se beneficiar com os programas do Banco do Brasil devem procurar o Posto Avançado, em Inconfidentes, de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h.

O Departamento Municipal de Agricultura, por sua vez, dará assistência técnica para os agricultores atingidos. “Vamos dar a orientação correta para o manejo das lavouras atingidas pela geada”, comentou o chefe do Departamento, Everton Henrique Veronez.