Dia da Consciência Negra

Inconfidentes volta-se, nesta sexta-feira, dia 20, ao Dia Nacional da Consciência Negra. Pela primeira vez a data é decretada feriado, com objetivo de expressar e discutir a necessidade de políticas de combate ao racismo. A lei é do dia 11 de agosto de 2020, aprovada pela Câmara e decretada pelo Prefeito Décio Bonamichi.

O objetivo da lei é que durante a semana do dia 15 ao dia 21 de novembro, as escolas municipais desenvolvam um momento de reflexão acerca do legado histórico, cultural, de trabalho e sofrimento da população negra na construção e desenvolvimento do Brasil. Neste ano a ação não foi possível, já que não está havendo aulas por conta da pandemia do Coronavírus, mas o objetivo é que deva acontecer nos próximos anos.

Além de relembrar a história de Zumbi, de Dandara e dos demais lutadores de Palmares, o Dia da Consciência Negra deve ser marcado pela discussão sobre a situação sócio-econômica e política da população negra no Brasil, devendo ser também um dia para destacar a contribuição que os negros e as negras deram e dão para construção e o desenvolvimento, não só do país, mas também de Inconfidentes.

A lei pode ser acessada através do link: https://www.inconfidentes.mg.gov.br/images/leis_muncipais/2020/lei_1373_2020.pdf