Prefeitura dribla crise e faz gestão importante em 2018

Criado: Sexta, 11 Janeiro 2019

Its Always Margarita Day 1Em um ano marcado pela crise econômica e pelas dificuldades enfrentadas pela maioria dos municípios brasileiros, em especial os do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Inconfidentes finaliza o ano de 2018 com inúmeras conquistas e melhorias para o Município e para a população, graças ao trabalho sério e responsável realizado pelo prefeito, Décio Bonamichi, o vice, Dú Bernardo, e a equipe de gestores e servidores da Prefeitura de Inconfidentes.

Com foco em todas as pastas, a administração 2017/2020 não mediu esforços para reparar e suprir as necessidades existentes em cada uma das áreas do Município. Dessa maneira, serão pontuadas, abaixo, algumas das importantes ações realizadas pela Prefeitura no ano de 2018, em cada uma das áreas, que objetivaram a melhoria da qualidade de vida de toda a população de Inconfidentes.

Educação

Educação: ciente da importância da pasta para o desenvolvimento do Município, a Prefeitura Municipal de Inconfidentes se empenhou altamente para o melhoramento do setor, buscando por iniciativas, parcerias e ações que elevaram o nível de educação em nosso município.

Um dos frutos dessas parcerias foi o projeto “Tertúlias Dialógicas”, realizado juntamente com o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, que introduziu a arte clássica nos estudos das crianças da Rede Municipal de Educação. O sucesso da ação garantiu que o projeto fosse apresentado em um Congresso na Universidad de Zaragoza, na Espanha.

O “Programa de Educação em Tempo Integral” é outro projeto da Prefeitura que visa o benefício e o aprendizado das crianças de nosso Município. Por isso, no ano de 2018, o número de vagas destinadas ao programa foi dobrado, passando de uma, para duas turmas de 25 alunos, totalizando 50 crianças beneficiadas. Além disso, os alunos participantes do “Tempo Integral” receberam um novo uniforme, exclusivo para as turmas.

Para reforçar o trabalho realizado com as crianças com necessidades especiais e que são acompanhadas por professores de apoio, a Prefeitura Municipal contratou uma neuropsicopedagoga, para desenvolver um trabalho voltado para a necessidade de cada criança, respeitando suas dificuldades e potencializando seu aprendizado e desenvolvimento por meio de suas habilidades.

Na Escola Municipal Rogério Bernardes de Souza, na Boa Ventura, o aprendizado de valores como responsabilidade, economia e organização também é muito cobrado das crianças, por isso, é realizada, anualmente, a Feira de Empreendedorismo, em que os alunos  vendem, além de comidas e bebidas, artesanatos fabricados com ajuda dos pais, garantindo uma viagem de comemoração ao final do ano letivo.

Em parceria com o Departamento de Agricultura e Gestão Ambiental, o CEMAB construiu um playground, com o objetivo de divertir as crianças e desenvolver habilidades motoras, como o equilíbrio. Todos os brinquedos foram feitos a partir de materiais reutilizados, como pneus, madeiras, carpetes, borrachas e cordas.

Além de todas essas ações, o Prefeitura Municipal promoveu, ainda, enorme melhoria na Creche Municipal Cônego Augusto. Todas as salas e áreas externas receberam nova pintura. Além disso, as janelas foram trocadas para melhorar a ventilação e iluminação dos quartos. Os berços que estavam degradados e os colchões antigos foram substituídos por camas empilháveis, liberando espaço para a realização de outras atividades, além de serem mais higiênicas e não acumularem ácaros.

Uma nova estrutura de cobertura foi instalada para permitir a passagem das crianças e servidores, os protegendo do sol e da chuva. A segurança também ficou reforçada com a instalação de câmeras de monitoramento. As melhorias, no entanto, não param por aí. Novos ventiladores, bebedouros elétricos, geladeiras, máquina de lavar e tanquinho elétrico foram adquiridos para a creche. Agora, todos os quartos contam com televisão e aparelho de DVD.

Assistencia social

Assistência Social: na área da Assistência social a Prefeitura Municipal promove frequentemente ações com o objetivo de garantir direitos para as famílias mais vulneráveis.

Um dos projetos que engrandece o coração de quem participa, são as atividades com Pessoas com Necessidade Especiais, assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social de Inconfidentes (CRAS). São diversas aulas de educação física e artes, realizadas em parceria com o Departamento Municipal de Esporte e Lazer, visando o desenvolvimento físico e cognitivo dos participantes do projeto.

Além disso, no ano de 2018, a Campanha do Agasalho de Inconfidentes superou dados do ano anterior, arrecadando mais de  2.700 itens, entre agasalhos, cobertores, roupas e calçados. No total, mais de 200 famílias foram beneficiadas com a ação, que permanece durante todo o ano fazendo arrecadação e distribuição de agasalhos

Já o número de famílias cadastradas no bolsa família aumentou de 250 para 289. Mensalmente 45 famílias são acompanhadas pela Proteção e Atendimento Integral à Família, o PAIF, além do acolhimento diário ofertado aos beneficiários do cadastro único, informando-lhes sobre as ações necessárias como do INSS, entre outros.

Além disso, a união de forças contribuiu para a construção de uma casa que estava promovendo perigo ao morador, na Vila Nossa Senhora, em Inconfidentes. O morador, que não tinha condições financeiras para reformar o imóvel, estava vivendo em condições de vulnerabilidade, já que o imóvel poderia desabar a qualquer momento.

Com o objetivo principal de levar informações a respeito das contribuições, assim como os benefícios dos segurados e os direitos e deveres perante a Previdência, a Prefeitura, por meio do Departamento de Assistência Social, realizou uma palestra com a Coordenadora do Programa de Educação Previdenciário (PEP) do INSS, Neiva Prado Junqueira Gavião.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura organizou, por meio do Departamento de Assistência Social, um evento em homenagem às mulheres de nosso Município. A ação contou com a presença de ao menos 300 mulheres.

Saúde

Saúde: como um serviço de extrema importância para qualidade de vida da população, o Departamento Municipal de Saúde é administrado com total cautela, respeito e atenção. Por isso, o investimento no setor é feito em peso, garantindo uma saúde de qualidade para os moradores de Inconfidentes.

No ano de 2018, o Departamento foi responsável pela realização de 4 mutirões de catarata, zerando a fila de espera pela cirurgia. Além disso, foram criados grupos de apoio, com o objetivo de auxiliar na saúde da população, como o Grupo Vida, com palestras mensais sobre assuntos relacionados à saúde, o grupo de atividades físicas com a melhor idade, além da continuidade do Grupo Hiperdia, voltado para hipertensos e pessoas com diabetes.

O Departamento Municipal de Saúde, sabendo da importância do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que são os tratamentos realizados fora do município de Inconfidentes, não mediu esforços e disponibilizou viagens, regularmente, a Belo Horizonte, Botucatu, Campinas,  São Paulo, Sorocaba, Barretos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, além de outros municípios que oferecem os tratamentos necessários.

No ano de 2018, mesmo com o aumento de 50% nos pacientes que passaram a usar oxigênio diariamente, o Departamento de Saúde garantiu os cilindros de oxigênio, bem como nutrição enteral, a todos os pacientes com prescrição médica.

Além desse tipo de ação, a Prefeitura Municipal realizou, com recursos próprios, a reforma e ampliação do consultório odontológico “Dr. João Massari”. Pela precariedade em que se encontrava o espaço, foi preciso refazer todas as estruturas elétricas e hidráulicas, além de construir uma ampla sala de recepção, um banheiro e um almoxarifado. Toda mobília foi renovada e os equipamentos odontológicos comprados, assim como um novo aparelho de raio-x. Para cumprir as exigências da Vigilância Sanitária, foi necessário fazer a pintura de todos os ambientes, assim como a substituição dos materiais de acabamento por acrílico e blindex.

Ainda sobre obras de melhorias, está sendo finalizada a reforma e ampliação da Estratégia da Saúde da Família (ESF - Miguel Vilas Boas), que receberá um novo Centro de Fisioterapia, além de novas salas de atendimento e pintura de todos os ambientes. A obra será inaugurada no mês de fevereiro de 2019, para atender e acomodar melhor os pacientes, prezando pela saúde e bem-estar da população.

Cultura

Cultura/Turismo: o resultado, consequente do trabalho sério realizado pela equipe, é notável em ambos os setores. Hoje, o município de Inconfidentes está cadastrado no programa de ICMS do Patrimônio Cultural, assim como de ICMS do Turismo. Além disso, todas as pousadas já estão cadastradas e certificadas pelo Cadastur, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Entre muitas novidades trazidas ao Município por este Departamento, pela primeira vez, Inconfidentes recebeu o “Festival de Food Truck”, que movimentou toda população, com uma gastronomia diferente e que ainda não havia sido apresentada na cidade. Além disso, as crianças puderam se divertir com o cinema ao ar livre, que exibiu, na Praça Tiradentes, o filme “O Touro Ferdinando”, com a participação de ao menos 300 crianças. O evento teve parceria entre os Setores de Cultura e Turismo e do Departamento de Assistência Social.

O Carnaval e o Aniversário da Cidade agitaram muitas famílias e turistas, que aproveitaram a época para curtir o clima de festa em Inconfidentes. A tradicional festa beneficente do “Arraiá” foi recorde de público, neste ano. Com a apresentação da dupla “Carreiro e Capataz”, comidas típicas e expressões culturais tradicionais, o Município recebeu ao menos 10 mil pessoas, durante os três dias de festa.

As atividades não param por aí. Com objetivo de embelezar nossa cidade e fomentar o turismo de compras, os Setores de Turismo e de Cultura, em parceria com o Departamento de Administração e os comércios locais, deu início ao programa “Adote uma Árvore”, cujo objetivo é revestir as árvores da Avenida Alvarenga Peixoto com o crochê, trabalho artesanal que dá a Inconfidentes o título de Capital Nacional.

Em parceria com os Departamentos de Educação e de Assistência Social realizou também o projeto “Um Sonho de Natal”, que distribui brinquedos e balas às crianças do Município. Além deste projeto, outras ações de natal foram executadas pela pasta, como a vinda da “Carreta de Natal da Cemig”, a apresentação do Coral “EnCanto”, do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, a apresentação dos alunos de música da Guarda Mirim e, pelo segundo ano consecutivo, a exposição da maior árvore de natal do Brasil feita totalmente em crochê, com 6 metros de altura, e que virou símbolo do município.

Esporte

Esporte e lazer: com um trabalho constante de integração, o Departamento de Esporte e Lazer garante, à população de Inconfidentes, atividades, ações e projetos durante todo o ano, mantendo, sempre, parcerias com outras áreas da Prefeitura e outras instituições do Município, que garantem projetos sólidos e com benefícios para todos.

Somente no ano de 2018, a pasta executou e organizou campeonatos de futebol adulto, veterano e de base; society e futsal masculinos; futsal feminino; torneios de bocha; caminhadas e torneios de artes marciais.

O Campeonato Regional de Futsal Feminino é um dos orgulhos desta gestão. Pelo segundo ano consecutivo, o torneio criado pela administração 2017/2020 foi um sucesso, garantindo-se entre os melhores torneios desta modalidade em toda a região.

Além disso, outro carro forte do município é a escolinha de vôlei feminino, que, novamente, mostrou seu potencial e garantiu o título de campeã em 2 categorias da Liga ADR, disputada pela primeira vez por essa equipe. Além disso, ficaram em segundo lugar na categoria “Pré-mirim” e em terceiro na categoria “Mirim”, pela Liga Sanjoanense. No microrregional dos jogos escolares 2018, ganharam medalha de ouro, sendo pentacampeãs dos módulos I e II.

Além da execução de projetos, o Departamento é um dos principais responsáveis pelo apoio dado a outras ações. Em 2018, foram realizados ao menos 10 eventos em parceria com este departamento, entre eles o “Sacode a Praça”, idealizado pela Fiemg, em parceria com o Sesi e a EPTV Sul de Minas, que levou a criançada ao delírio, com mais de 12 brinquedos espalhados pela Praça Tiradentes.

Não podemos deixar de lado o apoio oferecido pela Prefeitura ao evento da “4ª Trilha do Crochê”, que traz anualmente mais de 400 trilheiros ao Município,  promovendo o lazer e a diversão também da população, além de ajudar instituições beneficentes.

Obras

Obras: sempre atenta às demandas do município, a equipe do Departamento de Obras realizou reparos e construções de bueiros em todas as áreas da Zona Rural, assim como a manutenção e edificação de pontes, em lugares necessitados.

As estradas também foram outra prioridade da Prefeitura, em 2018. Em períodos de escassez de chuva, as máquinas do Departamento de Obras não pararam. Todas as estradas do Município receberam a devida manutenção, com a passagem da máquina e o cascalhamento, totalizando mais de 500 km de estradas reparadas.

No bairro dos Romas, 50 famílias foram beneficiadas com ligações de água potável em suas casas. Antes, as famílias residentes no bairro contavam apenas com uma caixa d’água que atendia 8 casas. Com o serviço realizado, a população conta agora com um poço semi-artesiano, com 2 caixas d’água, de 5 mil litros cada e a distribuição de água potável para outras 50 casas. O trabalho aconteceu em parceria com a comunidade local, que há mais de 10 anos reivindicava a questão.

Os moradores da Rua Projetada 4, no bairro Santa Isabel, também foram beneficiados com a reestruturação do local, que durante todo o ano recebeu melhorias. A primeira obra realizada no bairro foi a instalação de uma rede coletora de esgoto, assim como uma nova rede de água pluvial.

Após o término da primeira fase da obra, a via foi alargada e recebeu bocas de lobo e suas respectivas ligações. No mês de outubro, tiveram início as obras de pavimentação da rua, com bloquetes sextavados e a instalação de meio-fio, finalizada no mês de novembro, e que a muito tempo era reivindicada pelos moradores. O próximo passo será a construção da rede elétrica da via e a colocação dos postes para iluminação pública.

No Monjolinho, o calçamento da Avenida Alvarenga Peixoto recebeu reparos para corrigir problemas de escoamento de água, que se concentrava na via, fazendo grandes poças e alagamentos em períodos chuvosos.

A área urbana também foi lembrada durante o ano. O calçamento de todas as ruas que apresentavam desgaste, desníveis e buracos foram refeitos, garantindo melhor tráfego de veículos e maior segurança para a circulação de pedestres.

As obras também marcaram o ano de 2018. Em abril foi inaugurada a nova Cancha de Bocha “José Veronez”, com uma pista sintética, que coloca Inconfidentes de volta aos tradicionais campeonatos de bocha. A obra foi feita com recursos próprios e parte dela com verba destinada pela Câmara.

No prolongamento da Avenida Alvarenga Peixoto, a Prefeitura Municipal realizou a construção de uma rede de águas pluviais, para canalização do córrego existente no local. A obra tem como objetivo a melhoria da circulação de pessoas e veículos naquele espaço, além de evitar a exposição da água, o que inibe o despejo de lixo e resíduos químicos, preservando a saúde daqueles que moram próximo ao local.

Um dos pontos altos de 2018 foi a revitalização do maior cartão postal de Inconfidentes, a Praça Tiradentes. A primeira fase foi concluída no mês de junho, com a instalação da nova rede elétrica subterrânea e a colocação dos novos postes de iluminação. A segunda fase foi a instalação do novo piso intertravado. Para homenagear o crochê, que dá título de capital nacional a Inconfidentes, o piso foi assentado de maneira a reproduzir as flores que formam os tapetes e toalhas feitas com esse artesanato na cidade. A próxima etapa será a instalação do novo paisagismo, que dará o toque final à nossa bela Praça.

Meio ambiente

Meio Ambiente: com o objetivo de dar maior suporte aos produtores rurais e suprir as necessidades que envolvem o meio ambiente em todo o Município, uma das primeiras atitudes da gestão foi a criação do Departamento Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental. A partir disso, o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente, o CODEMA, foi reestruturado e empossado, para se dedicar às demandas da área.

Em 2018, todas as vacinas contra brucelose foram oferecidas gratuitamente aos pecuaristas, assim como orientações em relação à inseminação artificial. Também foi feita a vacinação contra raiva em cães e gatos, gratuitamente.

A preocupação com os animais de estimação e a população de animais de rua em nosso município ganhou um novo capítulo no mês de abril. Em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, 43 animais, entre cães e gatos, foram castrados gratuitamente.

A castração beneficiou os animais de famílias em vulnerabilidade social, que não teriam condições de arcar com o procedimento, além de cães de rua, que foram levados com a autorização de seus tutores, pessoas que não são donas, mas cuidam deles.

A tradicional Canoata Ecológica Mogi Guaçu, retomada pela atual gestão, trouxe para Inconfidentes ao menos 80 participantes. A ação permitiu que o rio Mogi Guaçu fosse mapeado, detectando, principalmente, locais que precisam receber o plantio de mudas.

O rio Mogi Guaçu está no centro de nossas atenções e um estudo está sendo desenvolvido, pois há a preocupação de realizar um projeto que resolva ou ao menos amenize o problema que as enchentes trazem para a população que reside próximo às suas margens.

Além destas ações, a Prefeitura, por meio do Departamento de Agricultura e Gestão Ambiental, em parceria com o Departamento de Saúde, lançou em Inconfidentes o projeto de coleta de pilhas e baterias usadas. A ação, além de contribuir para a conscientização da população, também ajudará na preservação do meio ambiente, uma vez que, com o descarte correto, a contaminação dos lençóis freáticos será minimizada.

Administração

Administração: a administração 2017/2020 segue comprometida com o Município e sempre pautando suas ações em prol do desenvolvimento social e econômico da cidade. Além disso, a atual administração acredita que um bom servidor é aquele que é valorizado, por isso, realizou  muitas ações nesse sentido, como a mudança da cesta básica, no valor de R$70, por cartão alimentação, no valor R$100, já no início do mantando.

Esta mudança, além de aumentar o poder de compra dos servidores, também movimenta o comércio do Município, pois as pessoas podem escolher aonde vão realizar suas compras. Em 2018, o valor desse vale-alimentação teve um reajuste de 50%, passando a R$150.

Ainda foram conquistadas parcerias e convênios para garantir qualidade de vida, lazer e novas oportunidades de aprendizado para os servidores e para a população. Em 2018, foi firmado a parceria entre a Prefeitura e a instituição Brasil Educação, que garante desconto em cursos, graduações e pós-graduações para todos os servidores.

Para garantir um trabalho e um transporte de qualidade no Município, a Prefeitura Municipal adquiriu, com recursos próprios, uma nova frota de veículos. No total, 7 novos veículos completaram a frota da Prefeitura, sendo eles 2 caminhões basculantes, 1 caminhão compactador de lixo, 1 carro fiat uno, 1 caminhão pipa, 1 caminhonete e 1 carro para o Gabinete, além de um novo ônibus escolar, recebido por emenda parlamentar.

Com o objetivo de qualificar o serviço de transporte particular, a Administração abriu edital para credenciamento de taxistas no Município. Os participantes do cadastro devem seguir as normas apontadas no edital, garantindo ao usuário maior conforto e segurança durante o transporte.

Para assegurar um sistema eficaz de telefonia nos bairros da zona rural, a Prefeitura, com recursos próprios e repasse da Câmara Municipal, realizou a instalação de equipamentos de uma antena de celular, que beneficia os moradores e produtores rurais dos bairros Boa Ventura, Borges, Boa Vista dos Góes e Cambuí.

Em relação a arrecadação, a Prefeitura Municipal conseguiu, junto a Deputados Estaduais, Federais e Senadores, ao menos 2 milhões em emendas, destinadas principalmente ao setor de saúde e obras, como a pavimentação da Rua Projetada 4 e a Reforma da Praça Tiradentes.

Como parte da obra de revitalização da Praça, o Departamento de Administração realizou, também, uma campanha de doação de bancos destinados à Praça, assim como foi feito durante a sua construção. No total, 73 bancos foram doados e instalados com os outros 25, totalizando 98 bancos, que manterão viva a história das famílias e dos comércios, em nosso Município.

Desse modo, a Prefeitura Municipal de Inconfidentes reafirma o compromisso com a população, de buscar, sempre, as melhores alternativas para o progresso e o desenvolvimento de Inconfidentes, pois a responsabilidade da administração é trabalhar pela cidade, de ponto a ponto.