Prefeitura de Inconfidentes divulga calendário de ações para a Campanha Outubro Rosa

Criado: Sexta, 05 Outubro 2018

Calendário Outubro Rosa 3Mais uma vez, a Prefeitura Municipal de Inconfidentes veste a camisa do Outubro Rosa para reforçar a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de mama e câncer do colo de útero. De acordo com especialistas, a chance de cura é de quase 100%, quando a doença é detectada na fase inicial.

Seguindo esta causa, os exames de papanicolau (citopatológico preventivo) serão realizados todos os dias, até o dia 25/10, na Unidade Básica de Saúde - Mário Pistelli (Postinho) e na Estratégia Saúde da Família - Vereador Miguel Villas Boas.

A coleta e agendamento, na UBS, serão realizados às segundas-feiras das 08h às 11h e das 13h às 16h, e às terças, quartas e quintas-feiras das 13h às 16h. Já no ESF, serão feitos os exames e agendamentos às quartas, quintas e sextas-feiras, das 07h às 11h. É importante que seja feito, também, o agendamento da mamografia.

Para realização dos procedimentos, basta comparecer às unidades de saúde do Município, com cartão do SUS e procurar pelas enfermeiras Edaiane Serapião (UBS) ou Lilian Zucconi (ESF).

A Dr. Marcella Ferreira, ginecologista na UBS - Mário Pistelli, reforça a importância dos exames preventivos para garantir a saúde da mulher. “A campanha do “Outubro Rosa” traz mais pessoas para fazer os exames de prevenção e isso é muito importante, porque quase 100% dos casos diagnosticados na fase inicial tem cura”, afirma.

A profissional ainda ressalta que a importância de combater os fatores de risco dessas doenças, sendo eles: a obesidade, o tabagismo e o consumo de açúcar, entre outros. Pessoas que tiveram casos de câncer na família também precisam ficar atentas e fazer os exames preventivos.

A indicação do Ministério da Saúde é de que os exames de câncer de mama sejam realizados anualmente, a partir dos 50 anos, e o de colo de útero a partir dos 21 anos ou após a primeira relação sexual.

Serviços

O que? Exames preventivos contra câncer de mama e câncer de colo do útero

Quando? De 01/10 a  25/10

UBS (Postinho)

Segunda, das 08h às 11h e das 13h às 16h;

Terça a quinta-feira - 13h às 16h.

ESF

Quarta a sexta, das 07h às 11h

Onde? Unidade Básica de Saúde - Mário Pistelli (Postinho) e na Estratégia Saúde da Família - Vereador Miguel Villas Boas.