Projeto de Coleta de Pilhas e Baterias é lançado em Inconfidentes

Criado: Terça, 07 Agosto 2018

IMG 8752Para conscientizar e possibilitar o descarte correto de pilhas e baterias, a Prefeitura Municipal de Inconfidentes lançou o Projeto de Coleta de Pilhas e Baterias, no Município. A ação, além de contribuir para a conscientização da população, também ajudará na preservação do meio ambiente, uma vez que, com o descarte correto, a contaminação dos lençóis freáticos será minimizada. No total, o Município contará com 27 pontos de coleta, distribuídos em comércios, escolas e prédios públicos.

O lançamento aconteceu na última sexta-feira (01/08) e reuniu gestores, profissionais da área ambiental e comunidade. A partir desta semana, o comércio, assim como instituições de ensino e serviços públicos receberão coletores para que a população possa descartar de maneira correta pilhas e baterias usadas.

A ação é realização da Prefeitura Municipal de Inconfidentes, por meio dos Departamentos de Saúde e Agricultura e Gestão Ambiental, além do Setor de Vigilância Sanitária, e conta com a parceria e apoio do DEMAAE (Departamento Municipal Autônomo de Água e Esgoto) de Ouro Fino e Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Inconfidentes.

Na ocasião, também foi lembrado a iniciativa do Rotary Club de Ouro Fino, que se mobilizou por esta causa em anos anteriores.

Educação Ambiental  

Outra ação, que faz parte do Projeto de Pilhas e Baterias, é o trabalho de Educação Ambiental, que acontecerá nas escolas Municipal, Estadual e Federal, em Inconfidentes. Para viabilizar esta iniciativa, foi formado o Comitê de Educação Ambiental, no dia 25 de julho, em reunião na Biblioteca Municipal Vicente Antônio de Góis.

A reunião contou com a participação de gestores e profissionais da área, entre eles  Adriana Mara Alves, gestora de saúde do Município, Selmo Gonçalves, biólogo do Departamento de agricultura e gestão ambiental, Jair Cavennaghi, do setor de vigilância sanitária, Marcelo Reale, engenheiro químico do DMAAE, Rafael Clepf, chefe de divisão e expansão do DMAAE, Carlos Humberto Albuquerque, sócio-ambientalista do DMAAE, Marcia Gama, auxiliar de biblioteca, Mônica Bonamichi, professora, além dos estagiários em gestão ambiental Francielle Almeida, Fabrício de Gusmão e Augusto Chagas.

Entre as ações planejadas estão um concurso para a escolha da frase para campanha, assim como do mascote, que será confeccionado em material reciclável. Além de visitas à projetos ambientais e ações em parceria com o IF Sul de Minas, DEMAAE e Escola Estadual Felipe dos Santos.

 

CONFIRA OS PONTOS DE COLETA DE PILHAS E BATERIAS

Prefeitura Municipal de Inconfidentes

Comercial Vilar

Sandrinho Assistência Técnica

Supermercado Bonamigo

Casa Garcia

E.E. Felipe dos Santos

IF Sul de Minas - Refeitório

IF Sul de Minas - Fazenda

IF Sul de Minas - Cooperativa

IF Sul de Minas - Prédio Principal

Casa de Queijo Reserva de Minas (Bairro Agenor)

Centro de Educação Infantil Reino Encantado Irineu Doná

CEMAB

Escola Municipal Rogério Bernardes de Souza (Boa Ventura)

Unidade Básica de Saúde Mário Pistelli

Biblioteca Municipal Vicente Antônio de Gois

Infinity Informática

Minimercado Bom Jesus

Creche Municipal Cônego Augusto José de Carvalho

Bar do Maurão

Agro Terra de Minas

Açougue e Minimercado Nossa Senhora Aparecida

Departamento Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental

Minimercado Santa Luzia

Câmara Municipal

Igreja Matriz

Minimercado Cambuí