Projeto de Coleta de Pilhas e Baterias é lançado em Inconfidentes

Criado: Terça, 07 Agosto 2018

IMG 8752Para conscientizar e possibilitar o descarte correto de pilhas e baterias, a Prefeitura Municipal de Inconfidentes lançou o Projeto de Coleta de Pilhas e Baterias, no Município. A ação, além de contribuir para a conscientização da população, também ajudará na preservação do meio ambiente, uma vez que, com o descarte correto, a contaminação dos lençóis freáticos será minimizada. No total, o Município contará com 27 pontos de coleta, distribuídos em comércios, escolas e prédios públicos.

O lançamento aconteceu na última sexta-feira (01/08) e reuniu gestores, profissionais da área ambiental e comunidade. A partir desta semana, o comércio, assim como instituições de ensino e serviços públicos receberão coletores para que a população possa descartar de maneira correta pilhas e baterias usadas.

A ação é realização da Prefeitura Municipal de Inconfidentes, por meio dos Departamentos de Saúde e Agricultura e Gestão Ambiental, além do Setor de Vigilância Sanitária, e conta com a parceria e apoio do DEMAAE (Departamento Municipal Autônomo de Água e Esgoto) de Ouro Fino e Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Inconfidentes.

Na ocasião, também foi lembrado a iniciativa do Rotary Club de Ouro Fino, que se mobilizou por esta causa em anos anteriores.

Educação Ambiental

Outra ação, que faz parte do Projeto de Pilhas e Baterias, é o trabalho de Educação Ambiental, que acontecerá nas escolas Municipal, Estadual e Federal, em Inconfidentes. Para viabilizar esta iniciativa, foi formado o Comitê de Educação Ambiental, no dia 25 de julho, em reunião na Biblioteca Municipal Vicente Antônio de Góis.

A reunião contou com a participação de gestores e profissionais da área, entre eles  Adriana Mara Alves, gestora de saúde do Município, Selmo Gonçalves, biólogo do Departamento de agricultura e gestão ambiental, Jair Cavennaghi, do setor de vigilância sanitária, Marcelo Reale, engenheiro químico do DMAAE, Rafael Clepf, chefe de divisão e expansão do DMAAE, Carlos Humberto Albuquerque, sócio-ambientalista do DMAAE, Marcia Gama, auxiliar de biblioteca, Mônica Bonamichi, professora, além dos estagiários em gestão ambiental Francielle Almeida, Fabrício de Gusmão e Augusto Chagas.

Entre as ações planejadas estão um concurso para a escolha da frase para campanha, assim como do mascote, que será confeccionado em material reciclável. Além de visitas à projetos ambientais e ações em parceria com o IF Sul de Minas, DEMAAE e Escola Estadual Felipe dos Santos.

CONFIRA OS PONTOS DE COLETA DE PILHAS E BATERIAS

Prefeitura Municipal de Inconfidentes

Comercial Vilar

Sandrinho Assistência Técnica