Oficina musical discute a técnica do “live lopping” em Inconfidentes

Criado: Sexta, 03 Agosto 2018

WhatsApp Image 2018 08 03 at 18.24.52Inconfidentes recebeu, na última semana, uma oficina musical com o tema “Explorando a loop station: o uso do live looping em performance musical”, com o doutor em Etnomusicologia Alex Duarte. A palestra foi realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes, para recepcionar os alunos, e foram abertas vagas, além da comunidade escolar, também para a população interessada, com apoio da Prefeitura Municipal de Inconfidentes.

A oficina explorou a utilização de um equipamento que possibilita gravar e reproduzir instantaneamente instrumentos musicais, chamada de looping, em apresentações musicais ao vivo. Quem acompanhou a oficina teve a oportunidade de utilizar o equipamento e entender, na prática, como funciona.
À noite, para encerrar a oficina, o palestrante fez a apresentação de um show musical denominado “Paisagens Cantadas”, no qual utiliza as técnicas demonstradas durante a oficina.

Para o músico Milton Cezar Monteiro, a ação é importante para desenvolver novas técnicas de ensino e para aprimorar o desempenho do artista. “Como professor e como músico a oficina foi bastante interessante, pois tenho alunos que gostam desse estilo, além de ser uma maneira diferente de passar esse conhecimento para eles. Sem contar que é muito rico utilizar os recursos eletrônicos ao vivo, até porque, quando bem utilizados pelo músico, valoriza a música”, afirmou o músico.

Alana Lopes Marcilio, instrutora de violão, teve contato pela primeira vez com o looping e acredita que esta técnica enriquece as apresentações. “Essa ferramenta permite que apenas uma pessoa monte um show completo, com o som de vários instrumentos musicais, além da voz”, destacou.
Esta é a primeira vez que o professor Alex Duarte promove uma palestra sobre este tema em Inconfidentes. Ele é PhD em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro, em Portugal, e membro pesquisador do INET-MD Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança, também em Portugal.

Parceria Cultural

A Prefeitura Municipal de Inconfidentes, a partir da parceria firmada com o Setor de Cultura e Arte do Instituto Federal, no ano passado, divulgou a ação para músicos e artistas da comunidade, a fim de incentivar a capacitação dessas pessoas. Mais uma parceria da atual gestão para desenvolver e valorizar a Cultura no Município.

Texto e foto: Pedro Massari / ASCOM Prefeitura Municipal de Inconfidentes

Edição: Camila Ferreira/ ASCOM Prefeitura Municipal de Inconfidentes