Prevenção de Doenças Respiratórias é tema de 4º palestra do Grupo Vida

Criado: Segunda, 30 Julho 2018

WhatsApp Image 2018 07 27 at 17.46.33Você sabe quais cuidados devem ser tomados, nesta estação do ano, para se prevenir de doenças respiratórias? Pois este foi um dos pontos abordados no 4º encontro do “Grupo Vida”, que teve como palestrante o Dr. Emanuel de Abreu, clínico geral da Estratégia da Saúde da Família (ESF), em Inconfidentes.

A palestra aconteceu na última quarta-feira (25/07), na Câmara Municipal de Inconfidentes, às 19h e teve como objetivo principal promover a saúde da população. “Você é o principal ator para que sua saúde fique bem. Nós, como trabalhadores da saúde, apenas ajudamos para que você tenha uma saúde de qualidade”, explicou Dr. Emanuel.

Além disso, ele reforça, ainda, que esses tipos de palestras contribuem para que os participantes sejam multiplicadores do bem-estar e da saúde de qualidade para a comunidade.

Durante a palestra, o médico explicou como é o funcionamento dos órgãos do corpo humano e como o período do inverno pode afetar nosso organismo e consequentemente trazer enfermidades, principalmente as respiratórias, provenientes de gripe.

Ele ainda explicou que a gripe pode ser transmitida de 2 formas: pelo contato direto com o vírus ou com uma área contaminada. Por isso a importância de proteger o nariz e boca ao tossir ou espirrar.

O "Grupo Vida" é um projeto da Prefeitura Municipal de Inconfidentes, organizado pelo Departamento de Saúde, que foi implementado em 2018. A ação integra a Rede Intersetorial e tem como objetivo promover encontros mensais com profissionais de diversas áreas para melhorar a qualidade de vida e promover saúde de qualidade para todos!

Veja as dicas de como se proteger nesta época mais fria e com baixa umidade.

- Cobrir nariz e boca com um lenço ao espirrar ou tossir; caso não tenha como proteger, usar o antebraço;
- Lavar mãos e antebraço com frequência com água e sabão. Se necessário, usar álcool gel;
- Não compartilhar copos, talheres e alimentos;
- Procurar não levar as mãos aos olhos e à boca;
- Evitar aglomerações ou locais pouco arejados, sempre que possível;
- Manter os ambientes com maior circulação de pessoas limpos e ventilados;
- Adotar hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e ingestão de líquido;
- Evitar animal de estimação dentro de casa;
- Ao dormir, deixar a janela do quarto com uma fresta aberta, assim como a porta, para o ar circular;
- Em dias com baixa umidade do ar, colocar um balde de água no quarto ou uma toalha molhada para melhorar a respiração;

Texto: Camila Ferreira/ ASCON Prefeitura Municipal de Inconfidentes

Foto: Pedro Massari/ ASCOM Prefeitura Municipal de Inconfidentes