Vacinação contra gripe é ampliada para crianças até 9 anos e adultos de 50 a 59 anos

Criado: Sexta, 29 Junho 2018

vacina gripe 2Com orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de Inconfidentes abre, nesta semana, a vacinação contra gripe para crianças até 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos. As pessoas que fazem parte do grupo de risco continuam recebendo a vacina normalmente. A sala de imunização da Unidade Básica de Saúde Mário Pistelli (postinho) fica aberta de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, 80% da população de risco foi imunizada. “As pessoas não precisam ter receio de tomar a vacina, e estamos reforçando, também, além desse novo público, os idosos e crianças, que são públicos mais vulneráveis”, explica a enfermeira responsável pela sala de imunização, Edaiane Serapião.

Por conta do bom trabalho desempenhado e das ações realizadas pela equipe da Prefeitura, não há casos confirmados nem suspeitos do Vírus Influenza no Município. Mesmo assim, é importante que as pessoas que pretendem viajar para áreas de risco da doença tomem a vacina, pelo menos com 21 dias de antecedência à viagem.

Sobre a Gripe

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Mais informações em http://www.saude.mg.gov.br/gripe (Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais).

Com a atualização do Ministério, podem se vacinar profissionais da saúde, professores, idosos, adultos de 50 a 59 anos, crianças de 6 meses a 9 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que estão na fase pós-parto) e pessoas com doenças crônicas.