Campanha de Vacinação contra Gripe já imunizou mil pessoas em Inconfidentes

VACINAÇÃOCrianças, idosos e outras pessoas que se enquadram nos grupos de risco aproveitaram o sábado (12/05) para se protegerem contra a gripe, em Inconfidentes. O mutirão de vacinação começou às 8h e foi até às 16h, na UBS Mário Pistelli. Desde o início da campanha, mil pessoas foram imunizadas em Inconfidentes. A Campanha segue até o dia 1º de junho.

Mesmo com esse trabalho efetivo, a equipe do Departamento de Saúde reforça a importância de todas as pessoas dos grupos de risco tomarem a vacina. Desde o dia 23 de abril, foram imunizadas mil pessoas. Mesmo com esse número positivo, é importante que as pessoas dos grupos de risco que não participaram do dia D, procurem pelo Postinho para tomar a vacina.

Ainda que Inconfidentes não tenha apresentado nenhum caso do vírus influenza, cidades de regiões próximas à Inconfidentes já registraram casos confirmados e até mortes.  Em Campinas, uma morte foi confirmada para a doença e na região de Varginha (MG) dois casos da doença foram registrados como positivos.

Sobre a Gripe

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Mais informações em http://www.saude.mg.gov.br/gripe

(Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais)