Geografia

Caracterização Física:

Localiza-se a 869 metros de altitude e seu clima é tropical de altitude, com média anual de 18°C. No Sul de Minas, o município se assenta numa área de 145 quilômetros quadrados. O Rio Mogi-Guaçu é o principal curso d'água. Inconfidentes está localizada ao Sul do Estado de Minas Gerais. Insere-se macrorregionalmente na região III Sul Minas, enquanto nas Microrregiões de planejamento do Estado encontra-se localizado na de Poços de Caldas.

Área Geográfica:

Seu território corresponde a um a área de 145KM2, segundo o Instituto de Geociência e Tecnologia de Minas Gerais.

Geologicamente, as rochas do Município de Inconfidentes pertencem a dois grupos principais. Ao norte ocorrem rochas do grupo Andrelândia representadas por granito, ganisses e rochas de vuIcanismo básico tufacio. Ao Sul, predominam as rochas granito - gnaissimas do emdasamento indiviso. As rochas do município encerram jazidas minerais e entre o minérios explorados citam-se o feldspato, o quartzo, o calium, apatia e a areia para vidro.

Relevo: O município de Inconfidentes pode ser englobado, do ponto de vista morfoestrutural no Planalto Sul de Minas Gerais ou Alto Rio Grande (IBGE/ 1977). Apresenta um relevo acidentado, interrompido por grandes conjuntos de Serras. Ao norte, ocorre Serra da Peroba, Formada por colinas malonares de topos curtos, conexos e vertentes alongados com declividades predominantes ente 12% e 50%. A atitude media é de 1.050 metros. Nesta porção norte as várzeas são extensas e largas, em especial no baixo curso do Ribeirão Santa Isabel e no curso médio do Córrego da Onça. Ao Sul do Rio Mogi Guaçu predomina um relevo serrano com espigões, cujo topos apresentam declividades acentuadas ( mais de 50%).

É comum a ocorrência de afloramentos rochosos nas altas verdantes dando origem às mutações que se acumulam nas porções menos elevadas das encostas. Intercalando a este relevo serrano, encontram-se colinas policonvexas com declividade menos acentuadas ( 12% a 50% ).

A altitude media ( 1.150 metros) é maior do que o norte, sendo que o ponto mais elevado do município ocorre extremo sudeste, na serra das Posses (1465m² ).

Morfologicamente a região pertence ao Domínio Tropical Atlântico dos Morros, caracterizando pela predominância de processos químicos biogênicos e por processos pedogênicos típicos de climas tropicais úmidos. O resultado da atuação desses processos é a formação de um mato de alteração que é em geral, delgado nos topos, nas altas vertentes e nas proximidades dos afloramentos rochosos. Nas medias e baixas vertentes, assim como sopés ocorre um latossolo vermelho-amarelo profundo. As várzeas apresentam um solo aluvial de coloração escura pela agricultura.

No inverno registram-se temperaturas mínimas inferiores a zero graus (O °) nos lugares mais altos, sendo que outros pontos do Município registram a media registrada é inferior a 22°C.

O clima da região, segundo a classificação de Koppomn, é o CBW, com direção SW - NE. A Sudeste destacam-se as serras das Posses e da Torre, formando os limites municipais entre Inconfidentes e Bom Repouso. Estes dois conjuntos seguem uma direção predominantes S-N. Outro importante conjunto serrano (sem denominação local) ocorre ao sul da sede do município, com direção W-E, funciona um divisor entre drenagens dos Córregos Grande e Gana, entre estes ultimo e a do Rio Guaçu.

No que se refere à altitude e forma distinguem-se no Município, duas unidades principais de relevo. Um ano ao norte do Rio, ou seja, um clima mesotérmico caracterizado por versões brancas e úmidas. A precipitação média anual varia de 1.400m a 1.800m. O período seco tem duração de 2 a 3 meses e coincide com os meses mais frios, onde a temperatura é inferior a 18ºC. A amplitude térmica anual (diferença entre média do mês mais frio ), varia de 5ºC a 7°C. No inverno registram-se temperaturas mínimas absolutas inferiores a 0ºC nas porções mais elevadas.

Posição geográfica: Situado na Zona Sul do estado de Minas Gerais, o Município de Inconfidentes integra-se nas microrregiões. A cidade de Inconfidentes, cuja altitude é de 750m, tem uma posição marcada pelas coordenadas geográficas de 22 19 00 altitude 46 19 40, longitude WRG.

Limites Municipais:

Limita-se com os municípios de Bueno Brandão, Ouro Fino, Borda da Mata e Bom Repouso. Administrativamente, é constituído por um único distrito, o da sede municipal.

Inconfidentes localiza-se á 10 KM de Ouro Fino, Rodovia MG/290 também pela MG/290 está ligada a diversas cidades importantes de Minas Gerais e São Paulo.

Hidrografias: Bacias e Rios:

O Município conta com grande número de nascentes, pertencentes à drenagem principal representadas pelo Rio Mogi Guaçu. Os afluentes mais importantes do Rio Mogi Guaçu são: pela margem direita, o Ribeirão Santa Isabel e o córrego da Onça, pela margem esquerda, o Rio Espraiado, Córrego do Pessegueiro e o córrego Grande.

Outros cursos de águas importantes e afluentes indiretos do Rio Mogi são: o Córrego da Grama e o Ribeirão dos Leites.

Distancia da Capital:

O Município de Inconfidentes está a 411 KM de Belo Horizonte.

Distância em KM de Pólos Regionais e centros nacionais

Centros NacionaisKmPólos RegionaisKm
Belo Horizonte 432 Pouso Alegre 47
Brasília 1132 Poços de Caldas 88
São Paulo 232 Varginha 179
Rio de Janeiro 422 Itajubá 118